terça-feira, 1 de abril de 2014

Capítulo Geral da Sociedade Salesiana de São João Bosco

Papa Francisco recebeu nesta segunda-feira, o Núncio Apostólico na Síria, D. Mario Zenari; o Presidente da Sociedade Bíblica Americana; e os participantes no Capítulo Geral da Sociedade Salesiana de São João Bosco. Nas palavras aos Salesianos, o Papa fez votos de que o Espírito Santo os ajude a “captar as expectativas e os desafios do nosso tempo, especialmente dos jovens, e a interpretá-los à luz do Evangelho” e do seu próprio carisma – a evangelização dos jovens.

“A evangelização dos jovens é a missão que o Espírito Santo vos confiou na Igreja… Ocorre preparar os jovens a trabalhar na sociedade segundo o espírito do Evangelho, como operadores de justiça e de paz, e a viver como protagonistas na Igreja.”

A propósito dos jovens e da ação que com eles desenvolvem os Salesianos, o Santo Padre evocou “o mundo da exclusão juvenil”, a começar pela “vasta realidade do desemprego, com tantas consequências negativas”.

“Ir ao encontro de jovens marginalizados exige coragem, maturidade humana e muita oração… É necessária um atento discernimento e um acompanhamento constante”. 

Finalmente, Papa Francisco sublinhou a dimensão comunitária da vida dos Padres Salesianos. Para superar tensões, individualismo e dispersão, é preciso comunicação profunda e relações autênticas. Neste contexto o Santo Padre evocou “o espírito de família” que Don Bosco lhes deixou em herança…

“A força humanizante do Evangelho é testemunhada pela fraternidade vivida em comunidade, feita de acolhimento, respeito, ajuda recíproca, compreensão, cortesia, perdão e alegria”.

Recordando que está às portas o bicentenário do nascimento de Don Bosco, o Papa concluiu assegurando e pedindo orações. 

Nenhum comentário: