free counters

terça-feira, 1 de abril de 2014

Cronologia do primeiro ano do Papa Francisco

No dia 13 de março passado, o Papa Francisco completou seu primeiro ano à frente da Igreja Católica. De lá para cá, ele tem suscitado alegrias e esperanças, seja pelo seu jeito simples, direto e terno de falar e agir, seja por sua firmeza e atitudes que visam levar toda a Igreja a conversão, a mudanças pastorais profundas. Papa Francisco já tem renovado e dado novo entusiasmo a prática da fé cristã.
Eis agora alguns fatos que nos revelam para onde o Papa Francisco está nos conduzindo como Pastor da Igreja de Cristo.
23 de março de 2013. Papa Francisco visita o Papa  Emérito Bento XVI, em Castelgandolfo. Encontrou histórico. O primeiro entre dois papas. 
5 de abril de 2013. Francisco pede que se continue a mesma linha de atuação do Papa Bento no que refere aos casos de abusos sexuais cometidos por padres, promovendo a proteção e ajuda das crianças vítimas, e auxiliando nos processos contra os culpados. Depois mudaria o Código penal do Vaticano, tornando mais rígidas as sanções contra esse tipo de crimes.
13 maio de 2013O Pontificado do Papa Francisco é consagrado em nossa Senhora, no Santuário de Fátima, pelo Patriarca de Lisboa, como era desejo do Papa Francisco.
5 de julho de 2013. Papa publica sua primeira Encíclica, Lumen Fidei, iniciada por Bento XVI. Consagra também o Estado do Vaticano a São Miguel Arcanjo e a São Jose.
8 de Julho. Vai a Ilha Lampedusa (Italia) e celebra missa pelos milhares de imigrantes africanos mortos durante a travessia para a ilha.
22 a 28 de julho. Vem ao Brasil, na sua primeira viagem internacional, para o JMJ. Aqui visita o Santuário Nacional em Aparecida e celebra a missa de encerramento da JMJ nas areias de Copacabana, para mais de 3 milhões de jovens (eu estava lá).
24 de novembroPublica a Evangelli Gaudium, sua primeira exortação apostólica sobre como se deve anunciar o Evangelho de Jesus nos tempos de hoje.
7 de janeiro de 2014Papa Francisco faz uma pequena reforma, mudando o modo de conferir o título de Monsenhor. Doravante, só para padres acima dos 65 anos. 
22 de fevereiro de 2014. Realiza em Roma seu primeiro Consistório, criando 19 novos cardeias, entre eles o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.


Nenhum comentário: